

sáb., 19 de jul.
|Teatro CPA - 100m do Metrô Sta Cruz
19/07 - SÁBADO - "O AUTO DA COMPADECIDA" ÀS 20H
Sucesso há 7 anos com produção do CPA, espetáculo visto por mais de 65 mil pessoas estará no Festival Cultural de Férias
Dias e Horários
19 de jul. de 2025, 20:00
Teatro CPA - 100m do Metrô Sta Cruz, R. Santa Cruz, 219 - Vila Mariana, São Paulo - SP
Mais informações

Foram mais de 7 anos quase ininterruptos em cartaz, mais de 55 mil espectadores e avaliação de 4 estrelas pela Folha de São Paulo, a versão do clássico de Ariano Suassuna, “O Auto da Compadecida”, produção do Centro de Pesquisa em Artes (CPA) e direção e concepção de Ronaldo Saad.
O espetáculo tornou-se um marco nos teatros paulistanos, com plateias sempre cheias e animadas com a história de Suassuna. “Destaco este trabalho porque é um projeto de resistência”, conta o diretor. “Resistimos e nos consolidamos como um marco do teatro paulista e até nacional, em mantermos um espetáculo sem patrocínios ou editais por tanto tempo, encantando e lotando teatros”, arremata Saad, que interpreta também João Grilo.
O texto do paraibano Suassuna foi escrito em 1955 e montado pela primeira vez, em 1956. De lá para cá, várias versões dessa crítica social e cheia de situações cômicas ganharam os palcos e até mesmo o cinema. A história dos amigos João Grilo e Chicó aborda a injustiça, a ganância e a fé do povo brasileiro e por isso conquista público por onde passa.
Nesta versão de Saad, a estética se inspira nos cordeis. “Como o cordel é uma literatura clássica do Nordeste, com suas imagens características e poéticas, trouxemos estas imagens e este lirismo para a saga de João Grilo e Chicó, que tem muito a ver com o povo brasileiro”, explica Angela Schoendorfer, criadora do cenário e figurinos.
Durante esses sete anos, o CPA também criou uma versão infantil chamada "Autinho", que encantou muitas crianças. Essa adaptação participou de diversas temporadas e festivais, tornando-se um importante ponto de contato para o público infantil no universo de Suassuna.
"O Auto da Compadecida não é apenas um espetáculo, é uma celebração da vida, da cultura brasileira e da força do teatro. Durante esses 7 anos, tivemos a honra de levar risos, emoção e reflexão a milhares de pessoas, e, ao mesmo tempo, testemunhar a resistência e o poder transformador da arte. É com o coração cheio de gratidão que nos despedimos, sabendo que o legado desse projeto ficará vivo em cada memória, em cada gargalhada e em cada aplauso que recebemos ao longo dessa história”, arremata Saad.
SINOPSE
Neste espetáculo adaptado do clássico de Ariano Suassuna, conta as aventuras e confusões de João Grilo e Chicó, dois espertos sertanejos que recebem uma missão de seus patrões - Dona Dorinha e Seu Eurico - para que convençam o Padre a rezar uma missa para cachorra que está doente. A confusão aumenta quando os cangaceiros atacam a cidade, causando um alvoroço danado. Diante da bagunça geral, somente "A Compadecida" poderá intervir por eles.
FICHA TÉCNICA:
Texto: Ariano Suassuna.
Direção e adaptação: Ronaldo Saad.
Produção: CPA - Centro de Pesquisa em Artes.
Figurinos e Cenografia: Angela Schoendorfer.
Assit. Direção: Måy Crepaldi
Elenco:
Classificação indicativa: lIVRE
Gênero: Comédia.
Duração: 80 minutos.
Mais informações: (11) 9.5906-2493
Redes sociais: @oautodacompadecidaoficial ou @cpa
