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dom., 20 de out.

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São Paulo

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Dias e Horários

20 de out. de 2024, 18:00 – 19:00

São Paulo, R. Santa Cruz, 219 - Vila Mariana, São Paulo

Mais informações

"Geografias"

Espetáculo estrelado por Elina de Souza e Ronaldo Saad explora a beleza dos encontros casuais e a profundidade das conexões humanas.


SINOPSE

No início, Márcia e Frederico são completos estranhos. Márcia, emocionalmente abalada por uma recente separação, encontra-se chorando em um ponto de ônibus. Frederico, observando a tristeza de Márcia, oferece a ela um lenço em um gesto de bondade. Esse simples ato de gentileza desencadeia uma conexão entre eles, e eles começam a se interessar um pelo outro, revelando aspectos novos e contrastantes de suas personalidades.


TEATRO CPA - Rua Santa Cruz, 219 - Vila Mariana - 100m do Metrô Santa Cruz Ⓜ️


POR AQUI VOCÊ COMPRA OS INGRESSSOS SEM NENHUMA TAXA


SERVIÇO:

Datas: 23/11 a 6/12

Dias e horários: Sábados às 20h e Domingos às 18h

Valores: de R$ 30,00 a R$ 80,00

Pontos de venda:

Sem taxa - cpa.art.br/teatro ou na nossa bilheteria

Com taxa - Sympla e Sampa Ingresssos

Capacidade: 70 pessoas

Não possuímos lugar marcado



FICHA TÉCNICA

Texto: Leandro Airaldo

Direção: Celso Faria

Assist. Direção: May Crepaldi e Igor Lima

Figurinos e Cenografia:

Elenco:

Desenho de Luz: Agnaldo Nicoleti

Trilha Sonora:

Comunicação Visual e Marketing: Agência CPA

Gênero: Drama

Duração: 60 min

Classificação: Livre

Whats CPA: (11) 9.5906-2493

cpa.art.br/teatro Geografias é um texto do dramaturgo argentino Leandro Airaldo, cujos direitos de apresentação no Brasil foram adquiridos pelo Centro de Pesquisa em Artes (CPA). 


A história é centrada em duas personagens: Márcia, uma mulher de 50 anos que acaba de sair do trabalho, e Frederico, um jovem com Transtorno do Espectro do Autismo (anteriormente conhecido como Síndrome de Asperger), que está lidando com a perda de sua mãe. 

No início, Márcia e Frederico são completos estranhos. Márcia, emocionalmente abalada por uma recente separação, encontra-se chorando em um ponto de ônibus. Frederico, observando a tristeza de Márcia, oferece a ela um lenço em um gesto de bondade. Esse simples ato de gentileza desencadeia uma conexão entre eles, e eles começam a se interessar um pelo outro, revelando aspectos novos e contrastantes de suas personalidades.


A peça se transforma em um exercício profundo de escuta ativa e empatia. À medida que a noite avança, os medos de Márcia e Frederico, tanto os reais quanto os imaginários, são trazidos à tona, permitindo que ambos se entendam e se apoiem de maneiras que nunca imaginaram ser possíveis. A história destaca a beleza do encontro humano e a capacidade de encontrar conforto e compreensão nos lugares mais inesperados.

“Conheci o texto em Buenos Aires e fiquei encantado com a simplicidade e a força da amizade que se estabelece entre as duas personagens”, relata Celso Faria, diretor da peça.


A atriz Elina de Souza interpreta Márcia, marcando seu segundo trabalho com o CPA. Segundo ela, o que a motivou neste projeto foi a beleza do encontro entre essas duas personagens. “O improvável torna-se provável por meio do amor e da compreensão de que somos diversos, e é essa diversidade que traz beleza às conexões”, completa.


A tradução foi feita pela equipe do CPA, que optou por transpor os bairros e cidades da Argentina para São Paulo, com o objetivo de aproximar o espectador com o encontro entre Fred e Márcia. Assim, a cena começa no Bom Retiro e as personagens circulam por outros bairros da capital paulistana. 


Frederico tem um interesse restrito e intenso pelo filme de Steven Spielberg,  ET. O Extraterrestre, assim a encenação explora e faz paralelos do encontro das duas personagens, com a relação de empatia e aproximação do menino Elliot com o ET, no filme de 1982.

A estética proposta no espetáculo é singular e com poucos elementos em cena, trazendo o que é exatamente essencial: um banco em um lugar desconhecido. Por sua vez, a luz de Agnaldo Nicoletti aposta em um visual que explora os tons e cores da época, pois toda a jornada de Márcia e Frederico acontece em 1992.


Os figurinos assinados por Mirella e Silva além de explorar a época, imprime às duas personagens suas características centrais: Frederico que sonha ser astronauta e Elina uma mulher sem destino e que adora temas metafísicos. 


Fabi Travagin estreia como compositora de trilhas sonoras, expandindo sua experiência como apresentadora diária da Rádio Disney e cantora. “Tem sido uma experiência incrível. Segui a proposta  da direção em explorar referências de ET - O Extraterrestre, com uso de sons sintéticos e texturas eletrônicas criadas por sintetizadores e, claro, composições de John Williams,” acrescenta Fabi.


Sobre Ronaldo Saad: Ronaldo é formado em Publicidade e Propaganda pelo UNICEUB e cursou Artes Cênicas na Universidade de Brasília. Ele tem uma extensa carreira no teatro, televisão, cinema e direção, tendo protagonizado mais de 40 campanhas publicitárias e diversos curtas-metragens.


Sobre Elina de Souza: Elina é atriz, locutora, apresentadora e dubladora, formada em Artes Cênicas pela UFMG. Ela tem uma carreira diversificada, com trabalhos na televisão, incluindo Poliana Moça no SBT, Escrava Mãe na RecordTV, “Em Família” na TV Globo e a série de humor Ponto Final na Netflix. Elina também foi apresentadora do Jornal interno da Gerdau Açominas e da série Caminhos na Rede Minas.

Sobre Leandro Airaldo: É graduado em Dramaturgia pela Escola Metropolitana de Arte Dramático e graduado no curso de Dramaturgia da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Recebeu diversos prêmios e reconhecimentos, entre eles o Trinidad Guevara como revelação masculina e o Argentores por Enamorarse es hablar corto y enredado. Por esta última, também recebeu o prêmio principal na categoria Dramaturgia nos Prêmios Teatro del Mundo, concedidos pelo Centro Cultural Ricardo Rojas da UBA. Suas obras teatrais foram publicadas e encenadas na Argentina, Brasil, Uruguai, Peru, México, Estados Unidos e Espanha. 


Sobre Celso Faria: mestre em Educação pela UFG e especialista em Mídia, Informação e Cultura pelo Celacc/ECA/USP. Crítico de teatro e escreve para o blog e-Urbanidade. Diretor pedagógico do CPA. 


Críticas da peça na imprensa da argentina:

Geografias, um bálsamo que reconcilia o homem com seus valores essenciais, uma peça que emociona e acaricia o espectador. Beleza pura. (Pablo Mascareno – La Nación).

Geografias é indispensável, um texto intenso que consegue transmitir algo comovente em cena. (Marcos Koremblit – Crítica Virtual)

O melhor dos maus entendidos. Poesia concreta. (Andrés Manrique - Anred Notícias)

Geografías é uma peça que deixa o coração aquecido. Por isso é tão tocante e essencial nesses dias. (Celso Faria – Blog e-Urbanidade) 

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